MAKE SOB MEDIDA
Se você estiver em tratamento de quimioterapia ou radioterapia, converse com sua equipe multidisciplinar sobre o que pode ou não usar nesse fase. Aqui, seguem algumas dicas de make para o período.
Base - Por conta da quimioterapia e da radioterapia, a pele do rosto pode ressecar e ficar sensível. A base, portanto, deve ser escolhida de acordo com seu atual tipo de pele. A cor da base, entretanto, deve corresponder ao tom de pele original, para dar uma aparência saudável. Se a pele estiver manchada ou pálida, use uma base um tom mais claro.
Proteção Solar - Se a sua base não tiver filtro solar, aplique um protetor solar antes. Escolha um produto próprio para o rosto para evitar obstrução dos poros.
Corretivo - Use o produto para corrigir olheiras e outras manchas. Escolha as versões cremosas e evite corretivo em pó, que pode realçar a escamação da pele, além de torná-la mais seca.
Blush - É um grande aliado para tornar a pele mais bonita e com vitalidade. Dê preferência para os blushes em creme ou em bastão. Evite os blushes em pó, que se acumulam em vincos e rugas.
Sobrancelhas - Elas podem cair devido à quimioterapia, mas a maquiagem permanente na sobrancelha não é recomendada. Como o sistema imunológico está enfraquecido, há risco de infecção. Num primeiro momento, portanto, consulte um maquiador para ele dar dicas específicas para o seu tipo físico.
Batom - Mantenha os lábios bem hidratados para evitar descamação e rachaduras, que podem ocorrer como resultado da quimioterapia ou da radioterapia. Escolha batons cremosos e hidratantes e evite as fórmulas de longa duração, que podem acentuar os lábios ressecados.