Não vai viajar nessas férias? Muitos amigos e parentes foram para fora do país ou do Estado? E você não sabe o que fazer nesse período que reservou para relaxar e descontrair? Não se preocupe. Fazer turismo ou buscar atividades lúdicas em São Paulo, capital, pode ser divertido e trazer boas surpresas.
Seguem abaixo sugestões de programas para fazer com os filhos, com o parceiro ou sozinha (quer melhor companhia do que você mesma?)
SOZINHA
1. Faça um tour a pé pela Vila Madalena. Além de se exercitar, você vai encontrar lojinhas charmosas, cafeterias, livrarias, restaurantes tradicionais e locais da moda. E ainda trocar ideia com pessoas interessadas em música, cinema e literatura.
2. Faça o caminho da arte, na Avenida Paulista. Comece por um café na Casa das Rosas (local de exposições, saraus e apresentações), visite a Japan House, o Sesc Paulista, o espaço cultural na Fiesp, o Museu de Arte de São Paulo e o Instituto Moreira Salles (IMS).
3. Planeje um roteiro de bike, passando pelos bairros mais arborizados da cidade.
4. Aproveite o período livre para iniciar alguma prática de meditação. Gradativamente e no seu ritmo, aumente o tempo.
5. Passe a tarde em uma livraria, pesquisando novidades e lendo trechos de livros. Boas opções: Livraria da Travessa, na Rua dos Pinheiros; Livraria da Vila, na Rua Fradique Coutinho e no Shopping Paulista
COM O PARCEIRO
1. Vá em algum restaurante com lindo skyline e faça um brinde pelo relacionamento de vocês . Sugestões:
- Vista, no alto do prédio do Museu de Arte Contemporanea (MAC).
- Sky, na cobertura do Hotel Unique.
- Bar do Terraço Itália, com uma vista linda no centro da cidade.
2. Tire alguns dias para cuidar das plantas em casa e, claro, também relaxar com seu companheiro por perto.
3. Aproveite para passar mais tempo com o animal de estimação da casa.
4. Se seu companheiro estiver de folga, tire a tarde para pegar um cineminha e tomar sorvete em uma gelateria nos Jardins ou tomar um lanche na Lanchonete da cidade.
5. Assista um show mais intimista no Blue Note, no Conjunto Nacional, na Avenida Paulista. Ou se preferir, veja a programação dos mega shows internacionais em estádios.
6. Consiga um vale night e saia para dançar em algum lugar animado da cidade.
7. Reserve uma mesa naquele restaurante da moda que você quer muito conhecer. Exemplos:
- Votre - No bairro de Pinheiros, lembra os tradicionais bistrôs de Paris, pela qualidade dos pratos e atmosfera local.
- Selvagem - Comida brasileira num restaurante sofisticado e, ao mesmo tempo, despojado, dentro do Parque do Ibirapuera.
- Wafu - Esse restaurante e sushi bar oferece pratos originais e saborosos, como Spaguetti com Tobikô, Katsu Sando e Tempurá de Milho.
COM OS FILHOS
1. Programe um picnic com comidinhas práticas e saborosas. As crianças vão adorar a mudança de rotina, as brincadeiras ao ar livre e o tempo de qualidade ao seu lado. Vários parques na cidade (Villa Lobos, Aclimação, Burle Marx) têm áreas específicas para picnic.
2. Organize o Dia da Beleza em casa com as crianças. Vale tudo: pintar unhas, fazer penteados diferentões e massagear o corpo com cremes para deixar a pele mais macia.
3. Que tal programar um dia de Master Chef? Separe algumas receitas gostosas e práticas e junto com seus filhos prepare uma entrada, prato principal e sobremesa para o jantar.
4. Se seus filhos forem adolescentes, marque uma corrida com eles logo pela manhã. No Parque do Ibirapuera, além de se exercitar vocês também podem ver exposições no Museu de Arte Moderna (MAM) e no Museu Afro.
5. Explore com seus filhos bairros típicos da cidade:
- Liberdade - Restaurantes e bares com comidas japonesas, feirinha de rua, lojinhas, templos, karaokê.
- Ipiranga - Parque da Independência, Museu do Ipiranga e Sesc Ipiranga.
- Horto Florestal - Tem um lindo parque e pode ser uma parada estratégica no caminho para o Velhão, restaurante/antiquário com lojinhas, restaurante de comida Paulista e muita área verde, no município de Mairiporã.
- Pacaembu - Tem a Praça Charles Miller com o Museu do Futebol e com feirinha onde é possível saborear um delicioso pastel.